segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Aproxima-se o final de 2008.
Como todos os anos pares (coincidência ou não), este não fugiu à regra: foi um ano de mudança.
A vários níveis!!
Até o final do ano vai ser festejado de maneira diferente.
Li a crónica da Cidália Dias (O Sexo e a Cidália, NS, 28 de Dezembro), intitulada "O fim do amor".
Li e reli com a sensação de que aquela era a minha escrita.
Começa ela:
"Não sei se é bom ou mau chegar ao fim do ano com o coração partido.
Acho sempre que a última impressão é a mais importante.
É com essa que ficamos porque a primeira, a que parecia mais forte, desvaneceu-se com esta dor que trazemos agora".
E continua:
"Deviamos poder pagar para nos vermos livres do que dói.
Se o dinheiro tudo compra, também podia haver um preço para nos libertarmos da mágoa, da angústia, do vazio. Mas não há. Perguntam-me qual o lado bom deste sofrer? É pensar que teremos o próximo ano (e os outros?) para encontrar um novo amor. Até podem ser vários. (...) Vários amigos meus estão agora a separar-se. Lamento por eles, porque também há um bocadinho em mim que morre com o amor que nunca foi meu, mas que vi crescer. E definhar".
Bem, a crônica é longa... e termina com uma pergunta:
"Não é fácil perceber o amor?"

Percebê-lo até pode ser fácil, mas entendê-lo... é mais complicado.
Subscrevo tudo o que a Cidália escreve.
Reforço o TUDO.
Pergunto-me porque é que quando se faz tudo certo, as coisas teimam em sair erradas.
Quer-me parecer que a vida e as relações são como a culinária. Podemos seguir a receita à risca com as quantidades indicadas e a medida certa. Contudo, o resultado final nem sempre é o da fotografia do livro.
Pena!
Perguntaram-se o que é que eu queria da vida. Depois de algumas hesitações e respostas evasivas, enchi-me de coragem e respondi: "Ser Feliz!"
Sim é esse o meu objectivo para 2009.
O meu lema para o ano que se aproxima terá como lema a última quadra do poema de Pablo Neruda "Muere Lentamente":

¡Vive hoy!
¡Arriesga hoy!
¡Hazlo hoy!
¡No te dejes morir lentamente!
¡NO TE IMPIDAS SER FELIZ!



*@: ams*
.

Nenhum comentário: